Amazonense ganha prêmio nacional de design
- gironorte
- 24 de mai. de 2016
- 1 min de leitura

Iuçana Mouco é amazonense, designer por formação e artista nata. Como designer atua no mercado há mais de 10 anos e já participou de exposições nacionais e internacionais, além de ter sido premiada em concursos nacionais e internacionais; sempre apresentando produtos inspirados na Amazônia. Agora, a artista se prepara para ganhar mais um reconhecimento de seu trabalho, através do ‘Prêmio Internacional de Design Objeto: Brasil’, hoje (23) à noite, em São Paulo.
A coleção escolhida para receber a homenagem chama-se ‘Arumã’ e foi inspirada na técnica de tecelagem da fibra de Arumã, utilizada pelos índios da Amazônia para a confecção de cestarias e utensílios.
Nesta coleção, de acordo com a artista, destaca-se a técnica da etnia Kubeo, representada pelo indígena Duda Gonçalves, o único em sua região a reproduzir essa técnica como seus ancestrais. Através deste trabalho, ele transforma o Arumã em uma trama delicada e simétrica, semelhante a um tecido.
Inspirada pela técnica milenar do traçado, Iuçana Mouco criou um conjunto de peças geométricas que mistura a fibra do Arumã, a prata, o cobre e o couro. O resultado são joias que destacam a cultura tradicional da Amazônia, de forma sofisticada.
Comentarios